Curti aí

Twitter

terça-feira, 12 de junho de 2012

Corpo em forma, astral em alta!

Amigos ou inimigos?
Saiba identificar quais são os alimentos que ajudam a secar as gordurinhas ao mesmo tempo
em que dão disposição de sobra para você se jogar com tudo na sua busca pelo corpo perfeito.
Além disso, aprenda quais são os inimigos da sua dieta, para diminuir o consumo ou cortá-los de vez do cardápio!

Coma: 

1. Alface: o vegetal contém fibras e é rico em lactucina, substância que potencializa o funcionamento do intestino, relaxa e aumenta o bem-estar após o treino. O ideal é ingerir diariamente ao menos 1 pires (sobrem.) de alface no almoço e no jantar. 
2. Banana: rica em carboidratos e vitamina B6, a fruta é um potente antidepressivo. Também é essencial para fortalecer os músculos, evitando cãibras durante a malhação. Comer 1 unidade por dia já é o suficiente para garantir esses benefícios. 
3. Vegetais verdes-escuros: ricos em ácido fólico, vitaminas C e A e magnésio. Têm função antioxidante - retardando os efeitos do tempo - e antidepressiva, ajudando a acalmar. O ácido fólico também está relacionado com a produção da serotonina, hormônio que turbina a felicidade. O melhor é comer pelo menos 1 xic. (chá) de vegetais verdes-escuros nas refeições principais. 
4. Aveia: possui grande quantidade de triptofano, aminoácido que participa na produção da serotonina. Consequentemente, o alimento melhora a qualidade do sono, aumenta o bom humor e a disposição para queimar as calorias que estão sobrando na academia. Consuma 2 col. (sopa) diariamente. 
5. Chocolate amargo: contém tirosina, responsável por estimular a produção de serotonina, endorfina e dopamina, neurotransmissores que aumentam a sensação de relaxamento e bem-estar. O ideial é ingerir 1 quadradinho de uma barra grande por dia. 
6. Castanha-do-Brasil: a semente reúne altas quantidades de selênio, mineral com grande atividade antioxidante. Quando ele está em baixa no organismo, ficamos mais suscetíveis à depressão. Consumir duas unidades por dia já é o suficiente. 
7. Sementes de girassol e gergelim: são ricas em triptofano e cálcio. Dão energia para malhar pesado e ainda fortalecem os ossos e diminuem a irritação. Por isso, são excelentes para o período pré-menstrual. O ideal é ingerir 1 col. (sobremesa) diariamente.

Evite: 

1. Queijos amarelos: apesar de serem uma boa fonte de cálcio, eles também são extremamente gordurosos e calóricos. O consumo de 1 fatia de queijo amarelo, duas vezes por semana, não vai colocar em risco a sua dieta. Mas não abuse! 
2. Salsicha: alimentos embutidos são ricos em gorduras e conservantes, que fazem muito mal à saúde. Deixe o alimento para ocasiões especiais, em que o cardápio pede pratos diferenciados e, mesmo assim, não consuma mais do que duas unidades. 
3. Presunto: dê preferência ao chester ou ao blanquet de peru, que são menos calóricos e mais saudáveis. Agora, se for fã mesmo, 1 fatia, duas vezes na semana, não compromete seu shape. 
4. Carnes gordurosas: cortes como o cupim, por exemplo, contêm mais gorduras e, por isso, são inimigos da balança. Embora sejam fontes de ferro e proteínas, é preferível consumi-los casualmente. Se não resistir, coma em pequenas quantidades, 1 bife pequeno de 100 g, duas vezes na semana. E só. 
5. Carboidratos refinados: pobres em fibras, estimulam a liberação de insulina no organismo, facilitando a deposição de gordura na região abdominal. Por isso, dê preferência aos grãos integrais e deixe o pãozinho de padaria para o domingo. E nada de exagerar, mesmo no fim de semana! Aguente firme e coma só um! 
6. Hambúrguer: bastante gorduroso e rico em conservantes, ele prejudica a dieta. Coma casualmente, até 1 unidade por semana. 
7. Temperos prontos: são ricos em gorduras, conservantes e sódio, que ajudam a reter líquidos e colaboram para o inchaço generalizado. Se a ocasião pedir um tempero especial e você não tiver algo fresco, utilize no máximo ½ tablete, ½ sachê ou 1 col. (sobrem.) do tempero pronto. 

Esqueça: 

1. Café: a cafeína estimula o sistema nervoso e favorece a irritação. Pra quem está firme no regime, pode ser o suficiente para perder as estribeiras de vez! 
2. Álcool: a bebida é estimulante e atrapalha a qualidade do sono. Conduz a uma euforia temporária, porém, logo em seguida vêm a tristeza e a falta de disposição. O álcool contribui, ainda, para a retenção de líquidos, aumentando o inchaço. 
3. Chá preto: rico em cafeína, age estimulando o sistema nervoso e colaborando para o aparecimento do stress e da ansiedade. Além de também reter líquido e propiciar o inchaço. 
4. Frituras: alimentos fritos retêm grande quantidade de gorduras e, por isso, engordam muito mais. Como se não bastasse, prejudicam a digestão e a absorção de nutrientes no intestino, aumentando a sensação de mal-estar. 
5. Refrigerantes: são ricos em cafeína e açúcar. Este último eleva os níveis de insulina no sangue. Na hora, você fica bem mas, na sequência, pode desenvolver um quadro hipoglicêmico. Com isso, vai sentir mais necessidade ainda de ingerir doces e carboidratos. É um círculo vicioso! 
6. Doces: eles acabam se transformando em carboidratos. E o excesso de carboidratos, além de engordar, favorece a depressão. 
7. Alimentos industrializados congelados: extremamente gordurosos e ricos em conservantes, vão totalmente contra os seus ideais de vida saudável. Favorecem a produção de radicais livres e toxinas, que aceleram o processo de envelhecimento. 

Receita - Barrinha de frutas e aveia 

Ingredientes 1 xíc. (chá) de granola sem açúcar 
1 xíc. (chá) de bebida de soja sabor maçã e banana 
1 xíc. (chá) de farinha de trigo 
1 e ½ xíc. (chá) de aveia em flocos finos 
2 col. (sopa) de fermento em pó 
½ xíc. (chá) de ameixa preta picada 
½ xíc. (chá) de damasco seco picado 
½ xícara de óleo de girassol. 

Modo de preparo 

1. Ferva a ameixa e o damasco com o suco de laranja e deixe amornar. 
2. Bata o óleo com o adoçante e junte o restante dos ingredientes. 
3. Coloque em uma forma pequena untada e polvilhada com aveia. 
4. Asse em forno médio por cerca de 20 minutos. 
5. Corte em formato de barrinhas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...