Curti aí

Twitter

terça-feira, 10 de abril de 2012

Exercícios para gestantes

Seja qual for o exercício praticado, o mais importante é que ele seja recomendado e acompanhado pelo seu médico.

A prática de esportes é um hábito extremamente saudável que os médicos recomendam para todas as pessoas, independente da idade. Entretanto, algumas mulheres ainda têm dúvidas com relação à prática de exercícios durante a gravidez.

Não há contra-indicação em praticar esportes no período da gestação, segundo os médicos. A intensidade e o volume de exercícios recomendado para a grávida, depende se esta já fazia ou não atividades físicas antes da gravidez. Se a mulher já possui um bom condicionamento físico, ela pode continuar a praticar as atividades com a mesma regularidade de antes, caso contrário, ela deve começar com duas vezes por semana e ir aumentando o ritmo gradualmente.

Outro fato importante é com relação à postura que a grávida deve ter ao praticar os exercícios. É necessário respeitar a ação abdominal e o posicionamento da coluna vertebral para não prejudicar a coluna da mamãe e nem a do bebê a gestante não deve praticar exercícios abdominais convencionais, ela deve fazer esse tipo de exercício de forma leve e moderada. Os exercícios abdominais fortalecem toda a região da barriga e facilita a saída do feto na hora do parto, diminuindo assim as dores que o parto normal provoca.

Além de facilitar o parto, praticar exercícios melhora a oxigenação do feto e a liberação de nutrientes para ele, há melhoras também na circulação da mãe, evitando assim as varizes e os edemas comuns no período de gestação, promove o equilíbrio muscular, facilita a recuperação no pós-parto e melhora o controle respiratório. No âmbito psicológico, a prática de exercícios durante a gestação melhora a qualidade de vida e a auto-estima, provoca bem-estar e dá motivação.

Algumas atividades físicas indicadas para as gestantes são a hidroginástica, a musculação, a natação, a caminhada, o alongamento e a yoga, por exemplo.

Entretanto, qualquer que seja a atividade física que a grávida queira praticar, é fundamental que haja uma orientação médica. Na academia ou em casa, a gestante deve estar atenta ao ritmo do batimento cardíaco, que não deve ultrapassar 140 por minuto.

Seguindo a recomendação médica, a gestante não tem o que temer com relação à atividade física praticada no período de gestação. Entretanto, é bom lembrar que os 3 primeiros meses de gravidez são considerados os mais críticos, por isso todo cuidado é pouco. É bom estar sempre atenta e procurar um bom profissional que oriente bem a atividade física neste período.

2 comentários:

  1. Oi amiguinha :)
    Como está? Animadinha? Ontem "entrei inteira na jaca" kkkk meu marido tava de aniver, fomos numa pizzaria maravilhosa.
    Semana que vem tenho médico pra levar os exames, vamos ver o que ele me diz.
    Esse final de semana vou pra Rivera, maridão já escondeu o cartão de crédito kkkkk
    Adorei post acima, obrigada pelo carinho.
    Espero que esteja bem. Quero saber das novidades.
    Bjão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ola, eu estou bem...
      Não to postando muito no blog porque essa semana minha filha esta com febre e dor de garganta, ai so quer ficar no meu colo.Não consigo nem arrumar a casa direito. E para ajudar arranquei um dente não posso pegar peso então imagina hehe.To tentando me controlar com os chocolates da pascoa mas tah dificil eu olho pra eles e ficam " me come, me come" as vezes não resisto hehe mas tento compensar. os exercicios fisicos tah meio dificil de fazer, esta faltando um pouco de força de vontade minha, mas semana que vem eu prometo que vou fazer caminhada.
      Sobre enfiar o pé na jaca não se culpe...tenta compensar nos outros dias diminuindo a alimentação. O teu marido tah com medo de ter um preju...hahaha em Rivera hehe. Sobre os teus exames tenha fé vai dar tudo certo...Quando for a hora você vai ter o seu baby tão esperado.

      Bjos otimo final de semana.
      Se cuidem na viagem.

      Eliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...