Curti aí

Twitter

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Alimentos termogênicos


O que são alimentos termogênicos?
São alimentos que, como o próprio nome diz, possuem um efeito térmico. Eles têm a capacidade de acelerar o metabolismo e aumentar a temperatura interna do corpo, o que facilita a queima de gordura. Ou seja, como são pobres em calorias e ricos em fibras, o organismo precisa de mais energia para digeri-los.
foto: Shutterstock
Dê alguns exemplos desses alimentos.

A variedade é muito grande. Alguns exemplos são pimenta vermelha, café, chá-verde, gengibre, canela e guaraná em pó. Esses alimentos, ricos em cafeína, são os que possuem ação termogênica mais significativa. Com menor potencial, podemos considerar outros itens como mostarda, laranja, kiwi, aspargos, vegetais fibrosos (brócolis, acelga, couve), gorduras vegetais, produtos derivados de chocolate, bacalhau, salmão, arenque, sardinha e anchovas.

E como posso incorporá-los à minha dieta diária? 
A pimenta pode ser adicionada à alimentação de forma natural, como tempero de pratos quentes ou saladas. O café e o chá-verde podem ser consumidos como bebidas no dia a dia. Já o gengibre pode ser consumido cru, como tempero de carnes brancas, ou batido em sucos. A canela, por sua vez, pode ser polvilhada em sopas ou frutas. No caso da água, ela deve ser ingerida sempre gelada para alcançar o seu efeito termogênico.

Como eles podem ajudar na perda de peso? 
É necessário frisar que eles não são milagrosos. A perda de peso requer, efetivamente, hábitos saudáveis à mesa e prática constante de exercícios físicos. Alimentar-se de forma equilibrada, sobretudo ingerindo moderadamente carboidratos, proteínas e fibras, é a melhor forma para chegar ao corpo ideal. Os alimentos termogênicos, ao serem incluídos nesses grupos, vão potencializar essa queima calórica, intensificando, sobretudo, o emagrecimento.

Existem limites para o consumo desses alimentos?
Sim. O gengibre, por exemplo, é recomendado uma unidade de 3 cm por dia, e o chá-verde, 3 xícaras diárias. Na verdade, a quantidade recomendada de cada alimento varia de indivíduo para indivíduo. Para conhecer seus limites e evitar excessos, convém sempre procurar orientação profissional.

É necessário aliar o consumo dos termogênicos a outros alimentos para obter essa "queima maior de energia"? 

Tecnicamente, não. Mas para quem deseja perder peso, esses alimentos devem estar aliados a uma dieta balanceada e de baixa ingestão calórica. Vegetais crus, grãos integrais e proteínas magras, como peixe, frango, soja, leite e derivados desnatados são boas opções.


Existe alguma contraindicação? 

Pessoas com hipertensão, insônia, ansiedade ou problemas intestinais devem ter muito cuidado com a ingestão desses alimentos, que são ricos em cafeína e podem causar resultados indesejados, como aumento da pressão arterial ou enxaquecas.


Pode ocorrer dos alimentos não surtirem mais efeito?
Depende da pessoa e do metabolismo, mas sim, pode acontecer de o organismo não mais responder a determinada substância se o uso for muito prolongado. Portanto, é sempre recomendado variar e consultar um nutricionista para indicar os melhores alimentos para cada pessoa.
A perda de peso requer, efetivamente, hábitos saudáveis à mesa e prática constante de exercícios. O consumo dos alimentos termogênicos vai apenas potencializar a queima calórica, intensificando o emagrecimento

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...